Blogroll

Quando e como usar colunas e estribos prontos Veja como, ao usar produtos industrializados, é possível diminuir prazo de execução e demanda por mão de obra

Quando e como usar colunas e estribos prontos

Veja como, ao usar produtos industrializados, é possível diminuir prazo de execução e demanda por mão de obra

Reportagem: Maryana Giribola

ArcelorMittal
Cada vez mais, os serviços de corte e dobra de aço têm sido transferidos de dentro dos canteiros de obras para as siderúrgicas, assim como a própria armação dos vergalhões para diversos usos. É o caso dos estribos e colunas prontas, que podem ser empregados para a construção de pilares, vigas e cintas ou baldrames.
EstribosOs estribos prontos eliminam a necessidade de corte e dobra do aço no canteiro e são fornecidos na bitola de 4,2 mm com aço CA-60 provido de mossas, que proporciona melhor aderência do material ao concreto. Como o mercado dispõe de diversas dimensões de estribos prontos – que podem ser quadrados ou retangulares –, a abrangência da aplicação é grande. “São ideais para obras que possuem pilares com dimensões maiores, projetados para suportar estruturas mais pesadas”, explica Leonardo Medeiros da Fonseca, engenheiro de produtos da ArcelorMittal Aços Longos.

ArcelorMittal
Já prontos para uso, os estribos ainda dependem da etapa de fixação às barras, o que deve ser feito com uso de arame recozido. O importante, nesses casos, é respeitar o espaçamento entre os elementos, além de garantir a adequada fixação
Dentre as vantagens da coluna pronta para vigas e pilares está o fato de dispensarem o uso de arame recozido, pois já contam com os estribos soldados

O principal cuidado com a aplicação do material é ao fazer a complementação com vergalhões para formar uma coluna. “Apesar de a solução eliminar algumas etapas de preparação do aço, ele ainda precisa fazer o posicionamento dos estribos com as barras longitudinais, com uso de arames recozidos”, conta Fonseca.
Normalmente, o espaçamento entre um estribo e outro deve ser de 20 cm. Uma dica é fazer a marcação de onde serão presos os elementos nas barras longitudinais com um giz e depois amarrá- -los com o arame recozido, fazendo com que as peças fiquem firmes e bem presas.
ColunasJá as colunas prontas são entregues montadas para uso, eliminando a necessidade de montagem das peças na obra. O produto é produzido com vergalhões e estribos nervurados para garantir melhor aderência ao concreto. Além de diminuir o desperdício de aço na obra, a solução também elimina a necessidade de arame recozido, já que os estribos vêm soldados às barras.
O aço usado nas barras das colunas é do tipo CA-50 soldável, já que as amarrações são feitas por meio de solda eletrônica. Já os estribos são de aço tipo CA-60 nervurado, espaçados, em geral, a cada 20 cm.
As colunas podem ser usadas para a construção de pilares, vigas, cintas e baldrames ou até para servir como elemento de travamento de muros e paredes. A dimensão delas varia conforme a dimensão dos blocos padrões de mercado. Por exemplo: para um bloco de espessura menor ou igual a 10 cm, é preciso empregar colunas prontas de 7 cm de largura por 14 cm a 27 cm de comprimento.
As colunas geralmente são entregues com 6 m de comprimento. Portanto, é necessário cortá-las antes da aplicação. Além disso, são produzidas em dimensões menores do que as oferecidas pelos estribos separados, sem contar que são feitas com vergalhões de no máximo 10 mm. “O que limita a aplicação em obras que possuem pilares maiores e que contam com estruturas mais pesadas”, explica Fonseca.
Segundo ele, a escolha por um elemento ou outro vai depender das dimensões dos pilares e das solicitações de carga da estrutura. “Questões de custo geralmente são avaliadas quando comparamos a compra de estribos ou de colunas com o vergalhão simples, sem ter sido processado em usina”, explica.
Fotos: Marcelo Scandaroli
As colunas prontas são fornecidas pelas empresas para concretagem de pilares e vigas. Além de precisão dimensional, solução pode ser utilizada para melhorar a produtividade de canteiro
Aplicações diversas Ao usar colunas, prontas ou feitas na obra, cuidado com o alinhamento e encaixe com outros elementos da estrutura. No caso de pilares fixados diretamente em fundações, os ferros de arranque devem ser presos às sapatas com arame recozido. Para isso, basta virar os vergalhões para fora e executar a emenda.
Já quando o elemento é usado com a função de vigas, as barras devem ser apoiadas nas armaduras dos pilares correspondentes ou em todo o respaldo do muro já pronto. Elas serão presas nas colunas dos pilares do próximo andar por meio dos próprios ferros de arranque. Em alguns casos, é recomendável fazer pelo menos um ponto de fixação entre a viga e a coluna, para garantir a amarração das barras. Depois, basta montar as fôrmas de madeira para fazer a concretagem.
No caso de vigas baldrame ou até quando as colunas servem como elemento de travamento de muros e paredes, a fixação entre a viga e o pilar também é feita por meio das próprias barras, mas é preciso atenção durante a amarração das colunas na armação dos blocos de fundação.
Escavadas as vigas baldrame e os blocos de fundação, montam-se as armaduras das valas para depois encaixar as colunas na horizontal. A alavancagem das vigas sobre a armação das valas pode ser feita com os próprios ferros de arranque das colunas. Além disso, é importante amarrar com arame recozido os encontros entre o vergalhão das vigas com os ferros de arranque dos pilares.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

 
Copyright © 2013. TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES - All Rights Reserved
Template Created by ThemeXpose | Published By Gooyaabi Templates