Blogroll

Conheça os sistemas de impermeabilização de fundações diretas Saiba como funcionam os sistemas de impermeabilização usados em elementos de fundação direta

Saiba como funcionam os sistemas de impermeabilização usados em elementos de fundação direta

Reportagem: Juliana Nakamura
Embora não estejam expostas às intempéries, como sol e chuva, as fundações ficam em contato constante com a umidade do solo. Por isso, a impermeabilização é tão importante para evitar que a umidade suba pelas alvenarias e elementos estruturais e provoque uma série de consequências desagradáveis, como destacamentos de revestimentos internos e danos estruturais. Além das tecnologias citadas nesta reportagem, há outras alternativas para impermeabilizar elementos de fundação. O importante é que o sistema escolhido seja adequado à qualidade do solo e às particularidades da obra em questão. Também é imprescindível a aplicação, conforme orientação do fornecedor do produto.
VIGA-BALDRAME
Geralmente usadas em

Conheça os sistemas de impermeabilização de fundações diretas

 obras com cargas pequenas (residências) sobre solo firme, a viga-baldrame pode ser de alvenaria, concreto simples ou armado. Uma das etapas obrigatórias em sua execução é a impermeabilização.
RADIER
O radier é um tipo de fundação que funciona como uma laje de concreto armado. Por ser uma área extensa e mais sujeita às fissuras, o melhor é optar pelos sistemas de impermeabilização mais flexíveis, como as mantas asfálticas, que acompanham a movimentação da laje e criam uma barreira física, evitando que a umidade presente no solo suba para a estrutura pelos poros do concreto.
SAPATAS
No caso das sapatas, uma solução usual é o capeamento com argamassa impermeável em toda a superfície da fundação (laterais e topo), antes de fechar as cavas. Após secagem completa, aplicase tinta asfáltica impermeável com o auxílio de uma trincha.
Fotos: Marcelo Scandaroli
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

 
Copyright © 2013. TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES - All Rights Reserved
Template Created by ThemeXpose | Published By Gooyaabi Templates