Blogroll

Planejamento - Bloquete sextavado Aprenda a calcular a área e a quantidade de peças necessárias para executar pisos intertravados de concreto com blocos hexagonais

Planejamento

Bloquete sextavado

Aprenda a calcular a área e a quantidade de peças necessárias para executar pisos intertravados de concreto com blocos hexagonais

Reportagem: Thays Tateoka
Divulgação: DoutorblocoDivulgação: Doutorbloco
Um dos formatos de blocos de pisos intertravados de concreto é o hexagonal, conhecido como bloquete. Segundo a NBR 9.781 - Peças de Concreto para Pavimentação, há duas categorias de resistência à compressão: 35 MPa e 50 MPa, disponíveis em três espessuras: 6 cm, 8 cm ou 10 cm.
O bloco com 6 cm e fck de 35 MPa é indicado para tráfego de veículos comerciais de rotina e de carga eventual, como em uma rua de condomínio ou de pouco movimento, por exemplo. Já um bloco de 50 MPa com 8 cm, seria mais adequado a terminais de carga ou de contêineres. As especificações devem ser embasadas em projeto e o desempenho depende também do preparo das camadas de base.
O recomendável é começar o assentamento a partir do canto, com juntas de no máximo 3 mm. Os recortes devem ter, no mínimo, um terço da peça inteira. Caso contrário, o preenchimento deve ser feito com concreto.
Veja como calcular o consumo de bloquetes sextavados, considerando, segundo as Tabelas de Composições de Preços para Orçamentos (TCPO) da Editora PINI, que o rendimento da mão de obra é de aproximadamente 16 m² por homem/dia para o piso pronto.
Exemplo de cálculo
Quantidade de blocos
A quantidade de peças a ser usada é igual à área do piso dividida pela área ocupada pela peça. Para tanto, é preciso calcular a área de um hexágono. A fórmula a ser usada é a seguinte:
Área = 1,5 x aresta em metros x largura em metros
Se o bloco tem 12 cm de aresta e largura de 21 cm, a conta fica assim:
Área = 1,5 x 0,12 x 0,21 = 0,038 m² por peça
Hexágono
Agora, basta dividir um por este valor para saber quantas peças são necessárias por metro quadrado. 1 / 0,038 = 26,31. Assim, são necessárias 26,3 peças/m². Agora, para saber a quantidade total de peças necessárias, basta multiplicar esse valor obtido pela área total. Considerando uma área de, por exemplo, 20 m², o cálculo é:
Quantidade total de blocos = área total x quantidade de blocos por metro quadrado
20 m² x 26,3 = 526,3
Assim, serão necessários 527 blocos. Considerando perdas de até 10%, serão necessários 580 blocos.
Demais materiais
Além dos blocos, outros insumos também devem ser previstos, como solo de empréstimo e brita graduada ou bica corrida (caso o solo local não tenha a capacidade de suporte necessária), areia média ou grossa para o colchão de areia e areia fina para o rejunte.
Em geral, o consumo estimado por metro quadrado é de 50 l de areia grossa e 15 l de areia fina. Por sua vez, o consumo médio, quando necessário, de solo de empréstimo para preparo da base, é de 1,2 m³ de solo solto para cada 1 m³ de solo compactado na base. Ou seja, uma área de 20 m² com camada de solo de empréstimo que tenha, já compactados, 20 cm de espessura, consome 24 m³ de solo solto (20% a mais).
Assentamento
Dê preferência por iniciar o assentamento pelo canto mais exposto. Dessa maneira, os eventuais recortes ficam escondidos. Para evitar escorregamento dos blocos, em áreas muito inclinadas assente de baixo para cima. A areia fina do rejunte deve ser espalhada para secar e, depois, varrida para penetrar na junta.
* As orientações são genéricas, baseadas na prática de canteiro, e não podem ser usadas para substituir o projeto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

 
Copyright © 2013. TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES - All Rights Reserved
Template Created by ThemeXpose | Published By Gooyaabi Templates