Blogroll

Instalação de Disjuntor Diferencial Residual Finalidade do equipamento é desarmar no caso de sobrecarga, curto-circuito ou fuga de corrente. Saiba quais os cuidados ao realizar a instalação

Instalação de Disjuntor Diferencial Residual

Finalidade do equipamento é desarmar no caso de sobrecarga, curto-circuito ou fuga de corrente. Saiba quais os cuidados ao realizar a instalação

Reportagem: Juliana Martins

O disjuntor Diferencial Residual (DR) é responsável por desarmar o sistema, abrindo os próprios contatos, em caso de sobrecargas, curto- circuito ou fuga de corrente. A utilização desse dispositivo de proteção é obrigatória em todas as instalações, especialmente nos circuitos de cozinhas, banheiros e áreas externas. Saiba quais os cuidados ao realizar sua instalação.

FERRAMENTAS E EPIs
Fotos: Marcelo Scandaroli
As ferramentas necessárias para o serviço são chave de fenda, alicate e canivete. Os equipamentos de proteção individual são capacete e óculos de proteção.

DISPOSITIVO DIFERENCIAL RESIDUAL
Fotos: Marcelo Scandaroli
Também é necessário, é claro, ter o DR. É por meio dele que passam os cabos de alimentação de todos os circuitos elétricos da edificação.

Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 1. Para instalar um DR é preciso que o projeto de instalações elétricas tenha previsto seu uso. Assim, o painel é especificado e montado de acordo com o projeto.
Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 2. Antes de começar a trabalhar, cheque se as instalações estão desenergizadas. Encaixe o painel na parede, já preparada para recebê-lo, e aperte o parafuso nas laterais.

DICA
Fotos: Marcelo Scandaroli
Para facilitar o trabalho, crie um padrão de identificação dos fios. Na obra fotografada, os fios foram marcados com riscos. Um fio com seis riscos, por exemplo, ocupa o sexto conector e assim por diante. A identificação também pode ser feita com pequenas etiquetas ou adesivos.

Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 3. Para deixar o quadro mais bem organizado, corte o comprimento excessivo com o alicate, medindo a distância até o conector, e descasque a ponta do fio.

Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 4. Em seguida, fixe-o ao quadro.

DICA
Fotos: Marcelo Scandaroli
Siga à risca as indicações do projeto ao fazer a conexão dos fios neutros (azuis) e terra (verdes) aos respectivos barramentos. Um erro nessa etapa pode comprometer o sistema de segurança dos circuitos elétricos.

Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 5. Outra convenção usada para simplificar e tornar mais seguro o serviço é a separação dos fios fase em duas cores. Nesse caso, o preto foi aplicado em circuitos de tomadas e o vermelho em circuitos de iluminação.

Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 6. Ao ligar o sistema, é necessário pressionar o botão de teste. Ele verifica o funcionamento do dispositivo, gerando uma corrente de fuga interna entre dois terminais de conexão e, consequentemente, desarmando a chave.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

 
Copyright © 2013. TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES - All Rights Reserved
Template Created by ThemeXpose | Published By Gooyaabi Templates