Blogroll

Gesso projetado Saiba quais os procedimentos para fazer o acabamento de paredes com gesso aplicado com bomba de projeção

O gesso projetado é usado para revestimento de paredes, ­lajes, pilares ou vigas. Ele é aplicado somente em ambien­tes ­internos com uma bomba de ­pro­jeção, forma alternativa ao pro­cesso manual.
A superfície que vai receber o gesso não precisa de nenhum preparo prévio. A espessura da camada de gesso projetado vai depender, principalmente, da regularidade dessa superfície. A camada de gesso não costuma ultrapassar 20 mm.
Para um bom desempenho na projeção, o produto contém aditivos que aumentam sua aderência ao suporte e controlam seu ponto de secagem - se comparado com o gesso tradicional. Em relação ao revestimento feito com argamassa, eliminam-se as etapas de chapisco, emboço e reboco.
Segundo o fabricante do gesso utilizado nesse passo a passo, o produto tem em média 60 minutos de tempo de trabalho. Calcula-se que a produção média diária é de 200 m² - levando em consideração a utilização de uma máquina de projeção e quatro profissionais.

Materiais e EPIs
Fotos: Marcelo Scandaroli
Balde (se possível de plástico, para facilitar o manuseio do gesso), espátula, raspador, desempenadeira de alumínio, réguas H (com 2 m de comprimento), trena, luvas, capacete, óculos e protetor auricular.

IMPORTANTE
Não se esqueça de medir com a trena e aplicar todas as taliscas, constituindo um plano que disfarce as irregularidades da parede. Elas devem marcar o início e o fim da guia mestra a ser executada.

Passo 1
Fotos: Marcelo Scandaroli
1 Aplique a talisca, feita com um recorte de cerâmica, com o próprio gesso na parede. Ela serve para a moldagem da guia mestra, que vai indicar a espessura desejada da camada de gesso.

Passo 2
Fotos: Marcelo Scandaroli
2 Carregue a régua H com o gesso para fazer a guia mestra. Utilize uma espátula para isso. 

Passo 3
Fotos: Marcelo Scandaroli
3 Posicione a régua H carregada ao pé da parede, alinhada às taliscas aplicadas anteriormente. 

Passo 4
Fotos: Marcelo Scandaroli
4 Assente a régua na parede e pressione até que a camada de gesso ganhe a espessura da talisca.  

Passo 5
Fotos: Marcelo Scandaroli
5 Retire o excesso de gesso com a espátula.  

IMPORTANTE
Fotos: Marcelo Scandaroli
As guias mestras devem ser executadas a menos de 2 m entre si (o comprimento da régua H). Isso garante que será possível usar o instrumento para sarrafear o gesso projetado na parede.

Passo 6
Fotos: Marcelo Scandaroli
6 Depois que o gesso secar, retire a régua H.

Passo 7
Fotos: Marcelo Scandaroli
7 Alimente a máquina, desligada, com o gesso em pó. Durante o procedimento, o gesso pode ser colocado com a máquina em funcionamento.

IMPORTANTE
A máquina é abastecida com água e faz a mistura com o gesso automaticamente. A proporção da mistura é ajustada em mecanismos da máquina. Antes de instalar a mangueira e o bico de projeção, deve-se observar a densidade desejada do gesso produzido.

Passo 8
Fotos: Marcelo Scandaroli
Fotos: Marcelo Scandaroli
A aplicação deve ser feita em jatos horizontais, levemente sobrepostos, de cima para baixo. A aplicação deve ser feita com o bico de projeção a cerca de 20 cm ou 30 cm de distância da parede.

DICAS
» O bico deve ficar na horizontal, não se deve inclinar a projeção em nenhum dos pontos.
» Não é preciso aplicar em excesso. O sarrafeamento vai distribuir e nivelar a projeção na espessura determinada pela guia mestra.
» O excesso de gesso, retido na régua H pode ser retirado com uma espátula e espalhado em outra parte da parede ou, então, descartado em um.
Fotos: Marcelo Scandaroli


Passo 9
Fotos: Marcelo Scandaroli
9 Sarrafeie, com a régua H, imediatamente após a aplicação em cada trecho. O procedimento pode ser repetido algumas vezes se necessário.

Passo 10
Fotos: Marcelo Scandaroli
10 Após a secagem, aplique a desempenadeira lisa carregada com a mistura de gesso para corrigir eventuais imperfeições. A mistura para o acabamento final deve ser menos densa (um pouco mais líquida) do que o gesso usado na projeção.

Passo 11
Fotos: Marcelo Scandaroli
Fotos: Marcelo Scandaroli
11 Elimine o gesso da máquina e faça a sua limpeza até que a água saia visivelmente limpa.

Bomba de projeção
Fotos: Marcelo Scandaroli
Fotos: Marcelo Scandaroli
A máquina usada para mistura e aplicação de gesso projetado nesse passo a passo também é usada para aplicação de argamassa. Ela suporta projeção de produtos com até 6 mm de granulometria.

Serviço orçado
Saiba quanto custa para aplicar o gesso com projeção mecânica em 1 m² de superfície
Não incluída taxa de Leis Sociais de 129,34%. Os valores apresentados referem-se apenas ao custo do serviço, não sendo considerada a taxa de BDI.
Data-base: novembro de 2011/São Paulo.


 
Copyright © 2013. TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES - All Rights Reserved
Template Created by ThemeXpose | Published By Gooyaabi Templates